terça-feira, 18 de março de 2008

Dengue mata mais oito no Rio e números indicam início de uma epidemia

Fonte: Correio do Brasil

A Secretaria municipal de Saúde confirmou, na segunda-feira, mais oito mortes causadas por dengue no Rio de sexta-feira a esta segunda-feira. O número de mortos pela doença subiu só na capital, já chega a 28. De acordo com a Secretaria são 2.275 casos da doença apenas no mês de março. Os números indicam o início de uma epidemia, segundo o secretário de Saúde do Município de Caxias, no Grande Rio. Ainda na segunda-feira, o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, se reuniram com diretores da área médica das Forças Armadas e de hospitais universitários para discutir a possibilidade de abertura de mais leitos para atender pacientes com a dengue.
Somente os hospitais da rede estadual já abriram 164 leitos para este fim. Os representantes das três Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – disseram que, neste momento, não têm como destinar leitos de dengue para a central de regulação do estado, já que vêm atendendo militares e dependentes com a doença. No entanto, mostraram disposição para verificar áreas ociosas em suas unidades onde possam ser criadas essas vagas.
Na segunda-feira da próxima semana, haverá uma nova reunião com os militares, para avançar nas propostas. Dos 164 leitos para dengue que já integram a central de regulação, 22 são do Hospital Universitário Pedro Ernesto, ligado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Os outros estão concentrados em hospitais da própria Secretaria de Estado de Saúde e Defesos Civil (Sesdec): Eduardo Rabello, Getúlio Vargas, Carlos Chagas, Albert Schweitzer, Vereador Melchiades Calazans, Alberto Torres e Pedro II. O secretário Sérgio Côrtes anunciou que, nesta quarta-feira, serão abertos mais dez leitos de UTI pediatria no Pedro II só para pacientes com a doença. Além desses leitos, a central de regulação vai receber mais 85 de hospitais federais (Ipanema, Lagoa, Servidores do Estado, Andaraí, Bonsucesso e Cardoso Fontes) e 49 de hospitais universitários. Estes estão divididos da seguinte forma: 12 de enfermaria de adulto no Clementino Fraga Filho (Fundão), cinco de enfermaria pediátrica e dois de UTI pediátrica no Instituto Fernandes Figueira, 20 de enfermaria pediatria e dez de UTI pediátrica no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira, da UFRJ. O objetivo principal da central de regulação é dar lógica às solicitações de vagas.
O secretário também anunciou que o governador em exercício fará um decreto cancelando o ponto facultativo na saúde na quinta-feira no Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: