sexta-feira, 14 de março de 2008

Igreja Universal perde mais uma ação contra a Folha

Redação Portal IMPRENSA

A juíza Camila Coelho, da comarca de Abelardo Luz (SC), a 574 km de Florianópolis, arquivou mais uma ação movida em nome de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus contra a Folha de S.Paulo e a jornalista Elvira Lobato.
A juíza entendeu que o fiel Raimundo Jorge Vale de Melo, responsável pela ação, é parte "ilegítima para pleitear a indenização".
"Daqui a pouco não se poderá mais citar a profissão de ninguém, bem como partido político, time de futebol ou município de origem em qualquer meio de comunicação, porque os demais políticos, torcedores ou moradores alegarão ter sofrido abalo moral", afirmou a juíza.
Camila Coelho rejeitou possível condenação do autor por litigância de má-fé pelo fato, segundo ela, de não haver comprovação de que a igreja, junto de seus fiéis, agiu de maneira a prejudicar a Folha de S.Paulo. "O fato de os pastores evangélicos e/ou fiéis da Igreja Universal terem ajuizado ação em diversas comarcas do país, por si só, não comprova que estão litigando de má-fé. O direito de ação encontra amparo constitucional".
De acordo com informações da Folha Online, o jornal conseguiu 15 decisões favoráveis dentre os 74 processoas movidos pelos fiéis e pastores.
Folha Online lembra, ainda, que todas as ações movidas contra o diário são idênticas. Elas aprensentam padrões quanto ao texto e à dificuldade de acesso da defesa das partes acusadas. Entre os dias 24 e 28 deste mês, por exemplo, foram agendadas 15 audiências em diferentes estados do país.

Nenhum comentário: